sexta-feira, 3 de julho de 2009

A história do Mountain Bike - Esporte muito recente

Mountain Bike é um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas.

O Mountain Bike surgiu na década de 70, na Califórnia (Estados Unidos), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais - em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco - , e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de "Clunkers" ou "Transhmobiles" (tranqueira ou lixomóvel).

Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, que sofriam em suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas.

O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.

Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a ser produzida em série no mundo.

A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro.


Reginaldo.

Um comentário:

Bruno disse...

Reginaldo me desculpe mas tenho que fazer algumas ressalvas,
apenas umas pequenas correções:
O fundador da Specialized se chama Mike Sinyard e não Mark.
E o fundador da Breezer se chama Joe Breeze, e não Breese.
O local da prática era Marin County, ou seja Condado de Marin e não Country (país).
Eric Koski e não Koshi produzia e ainda produz peças de alta qualidade como mesas e guidões.
E Charlie Cunnigham e não Cunninghan juntamente com o seu irmão Richard, que é atual editor da conceituada revista americana Mountain Bike Action, são os fundadores da WTB- Wilderness Trail Bikes, que produz componetes de alta qualidade como mesas, selins, rodas e guidões entre outros.

Outra curiosidade: A Breezer produzia bicicletas de montanha da mais alta qualidade, tendo em seu catálogo de 1993 um modelo chamado Cloud 9 que COMPLETA COM PEDAIS E INCLUSIVE BAR-ENDS PESAVA 9,5kg.
Postarei mais informações a respeito no blog ;)
Abraços,

Bruno