sábado, 4 de julho de 2009

CURIOSIDADES DA ERA DOURADA DO mtb


Como a o histórico do MTB foi citado pelo amigo Reginaldo, deixo aqui uma curiosidade para aqueles que achavam que as antigas bikes de aço eram pesadas, lentas e ruins.

A Breezer, fundada por Joe Breeze, produzia bicicletas de montanha da mais alta qualidade, tendo em seu catálogo de 1993 um modelo chamado Cloud 9 que COMPLETA COM PEDAIS E INCLUSIVE BAR-ENDS PESAVA 9,5 kg.
Vale ressaltar que era um modelo com QUADRO DE AÇO cromoloy! É claro que se tratava de um aço 4130 da mais alta qualidade com paredes de tripla espessura. Entre outros destaques contava também com um pedivela em cromoly tubular (oco assim como os modernos Hollowtech Shimano), mais leves que o atual XTR. Outro detalhe, NÃO TINHA UMA ÚNICA PEÇA EM CARBONO! Também não tinha essas novas rodas com 20 ou 24 raios que empenam facilmente e são mais difíceis de alinhar. Contava com as tradicionas rodas de 32 furos, bem mais robustas e fáceis de manter.
E NOS EUA A ESMAGADORA MAIORIA DAS BREEZER FABRICADAS NESTA ÉPOCA AINDA ESTÃO RODANDO E MUITO BEM, COMPROVANDO A LONGEVIDADE DO AÇO CROMOLY!
Infelizmente em 2000 a Breezer deixou de fabricar suas fantásticas mountain bikes para dar espaço a uma linha de biciletas urbanas que mantem até os dias de hoje. As magníficas bikes de cromoly perderam espaço para as bikes em carbono e com suspensão integral. Ainda existem alguns poucos fabricantes como a Seven e Kona que fabricam bikes em cromoly, para aqueles que sabem apreciar o ride feeling do aço.
Abraços e boas pedaladas
Keep riding

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal! Marcamos de ir para Poçinhos amanhã, domingo. Eu, Polli e a Nice.Marcamos de encontrar no peladão sete e meia para saída às oito horas.

Quem se anima???!!!
Um abraço a todos e boa noite

Alexandre

Reginaldo disse...

Bruno valeu pelo relato ! é isso aí - em 1993 e com bikes tão leves ..gostei da presteza, contando com a bike na matéria...muito legal.. valeu