Vejam o que nos espera na famosa e exuberante Serra da Boa Esperança - video gravado em 2005 pelos bikessauros - Ronaldinho e Marcelino e a bikessaura Andreza. Subida de 2.500 m
A serra de Boa Esperança é um grande acidente geográfico no meio rural de Boa Esperança e municípios adjacentes. Se estende em sentido de um “V” aberto entre Carmo do Rio Claro, Ilicínea e Guapé. Possui aproximadamente cem quilômetros quadrados, que vai desde a “Serra Azul”, passando pela “Serra do Inferno / Buracão” até o “Chapadão”. Deve ocupar um quinto da área territorial de Boa Esperança que é de aproximadamente seiscentos e vinte quilômetros quadrados.
No seu interior se encontra o famoso “Pico do Branquinho” com mil e duzentos metros de altitude. Por isso percebemos que na região da serra ocorre uma espécie de micro-clima do tipo tropical de altitude com estações pouco definidas e vegetação do tipo de “mares de morros” com espécies arbóreas- “Candeias”, herbáceas-“Quaresmeiras” e gramíneas-"Capins do Campo”, “Colchão” e“Pangor”. Geologicamente faz parte do Planalto Brasileiro em sedimentação. Sofre um processo de desgaste natural a partir dos elementos naturais como luz solar, águas pluviais e outros. O solo dessas áreas é de meia-cultura, muito propício para as culturas permanentes e temporárias como as de milho, de feijão, de mandioca, etc.
Vários córregos e riachos têm suas nascentes na Serra da Boa Esperança, a saber: Ribeirão do “Sobrado”, do “Sabará, dos “Costas”, da “Estiva”, das “Felícias”, da “Olaria”, da “Limeira” e outros que dão vertente para o lado direito do Lago de Furnas (Rio Grande represado) no sentido Boa Esperança/Guapé. Possui grande reserva mineral no seu interior com extraordinário potencial para o futuro e fortes expectativas para exploração dessas fontes. Nas bases se encontram inúmeras fazendas de cultura de cereais, de café e criação de gado bovino, dentre outras atividades como a criação de peixes recentemente agregadas à produção agrícola de nossa cidade. A Serra da Boa Esperança é conhecida a nível nacional devido a canção com letra de Carlos Neto e a música de Lamartine Babo, que vários cantores populares e sertanejos gravaram.
Até amanhã de manhã 8:30 h no peladão, se não chover muito.
Até amanhã de manhã 8:30 h no peladão, se não chover muito.
Carlinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário